domingo, 13 de março de 2011

Vivendo a Quaresma

A Quaresma é o tempo que a Igreja se prepara para a grande festa da Páscoa. Acontece durante 40 dias, começa na Quarta Feira de Cinzas e termina antes da Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa. Nesta ultima quarta, dia 9, nós recebemos as cinzas abençoadas, impostas sobre a nossa cabeça, que são um sinal que nos recorda à nossa condição de criaturas, convida-nos à penitência e a intensificar os esforços de conversão para seguir cada vez mais o Senhor, marcando o início da Quaresma 2011.

Durante este tempo, nós fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis, como devemos viver, como filhos de Deus. É um momento para reflexão, oração, jejum, sacrifícios, arrependimento, reconciliação, abstinência, caridade e desapego. É uma mudança de rumo nas nossas vidas ao fazermos d’Ele a nossa prioridade, além de ser marcada especialmente pela escuta atenta e amorosa da Palavra de Deus. O Papa Bento XVI, na sua mensagem para a quaresma 2011, diz que a escuta da Palavra de Deus é a atitude mais adequada pra esse período, para um encontro fecundo com o Senhor.

Campanha da Fraternidade
Durante a Quaresma é realizada a Campanha da Fraternidade que é a maior campanha da solidariedade da Igreja Católica. A cada ano é contemplado um tema urgente e necessário. A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema  específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.

Jejum e Abstinência
Jesus passou 40 dias e 40 noites no deserto sem comer ou beber, daí surgiu o nosso dever de jejuar nesse período. O jejum é uma refeição por dia. A abstinência é de não comer carne. Estes são dias de abstinência e jejum: Quarta Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa. Tais atos são necessários para que possamos reparar os danos causados pelos nossos pecados, para o nosso bem e o de toda a Igreja. 

Caridade
Nunca é demais lembrar que o verdadeiro jejum deve abrir-nos à caridade! Se nos privamos de algum alimento, devemos ofertá-lo aos que não têm a oportunidade de consumi-los. Bento XVI pediu às comunidades católicas que assinalem a Quaresma de 2011 com uma particular atenção aos “pobres” deste tempo, promovendo os valores do “jejum, da oração e da partilha”. Afirmou ainda que o “serviço da caridade” pertence à “própria natureza da Igreja” e que esta deve oferecer tanto a “indispensável assistência material” como a “atenção do coração e do amor de que as pessoas em dificuldade tanto precisam”.

Exame de Consciência e Reconciliação
Precisamente porque somos pecadores, somos cegos para os nossos pecados. Satanás quer nos fazer pensar que não há mal nenhum naquilo que fazemos. E o coração endurece, torna-se insensível às exigências do amor. Por isso, é importante mudança de coração. Deus é um Pai amoroso que nos faz ver o pecado para nós à graça de se arrepender e perdoar. Ele nos quer livres. Mas se buscarmos, à maneira de Deus, acusar os nossos pecados, poderemos discernir a diferença entre os atos bons e ruins. Deus ensina a liberar e perdoar o pecado. Nós precisamos ir à confissão com toda a confiança no perdão de Deus. Ele sempre perdoa quando há arrependimento. É muito útil um exame de consciência diário, com toda a humildade, aberto para a pessoas próximas a nós para que corrigidos possamos conviver melhor. 

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!