sexta-feira, 18 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

“A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).” – Fonte: Wikipédia
O tema desse ano da Campanha da fraternidade é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Esse tema será voltado para o meio ambiente e as mudanças climáticas que vêm acontecendo em todo o nosso planeta. O lema da campanha é “A Criação Geme Com Dores de Parto”. E o que dá para retirar desse tema tão rico? E desse lema?

“Fraternidade e a Vida no Planeta”. O que podemos tirar disso? Fraternidade significa ser igual, não ter preconceitos. Igualar-se à condição do outro. Atualmente, a discriminação é tremenda e a desigualdade social não acontece em pequenas escalas. Há muita gente morrendo de fome, enquanto tem gente morrendo de comer. E isso é lamentável. Talvez o ser humano tenha se esquecido dos princípios passados por Deus. Princípios estes tão ensinados e vividos por Jesus. Falar da vida no nosso planeta não é tão glorioso como eu gostaria. A desumanidade tomou conta do mundo.

Esse lema nos dá um sentimento de pena, não dá? Dizem que a maior dor que uma mulher pode ter na vida é a dor do parto. A criação, a Terra, está gemendo, está sofrendo com tudo o que está acontecendo de ruim. O homem tem, mais do que nunca, interferido na vida do planeta de maneira não sustentável e as conseqüências de tudo isso já estão se mostrando catastróficas.

Resumindo, a Campanha da Fraternidade 2011 vem nos fazer refletir sobre o mau que estamos causando no planeta. Se não tomarmos conhecimento disso, apesar de parecer impossível, mais desastres poderão acontecer. Mas não se sinta derrotado, seja luz para o mundo. Faça o bem ao próximo, pois pode ter certeza que qualquer ato de bondade, por mais insignificante que pareça, faz muita diferença.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!