sexta-feira, 4 de março de 2011

Kenosis 03/03/2011


Liberdade x Libertinagem


Formação de Sandoval Cruz

Liberdade é amar, é controlar os próprios instintos e necessidades, é só dá ouvidos aos outros se realmente for bom para mim e para o outro, é submeter a nossa vontade à nossa razão e está ao domínio do Espírito Santo.
A nossa criação é marcada pela liberdade, Deus nos amou tanto que nos deixou livres para acolhê-lo ou recusá-lo.
O livre arbítrio consiste na capacidade que o homem tem de se auto determinar, de contribuir com a sua própria história, tornando-se, de certa forma, responsável pelo próprio destino. Por ela, o homem pode decidir-se diante de todos os apelos que encontra no caminho de sua existência e escolher, baseado no seu conhecimento e vontade, assumindo a responsabilidade de suas decisões, entre o bem e o mal. 
“Deus criou o homem dotado de razão e lhe conferiu a dignidade de uma pessoa agraciada com a iniciativa e domínio de seus atos para que pudesse ele mesmo procurar seu criador, aderindo livremente a Ele, chegar à plena e feliz perfeição.” (Catecismo da Igreja Católica).
Ser livre não é fazer o que pensa, é ter responsabilidade e maturidade para saber que seus atos têm conseqüências positivas ou negativas de acordo com suas escolhas. liberdade está em Deus, ser livre é fazer a vontade Dele, se eu faço as minhas vontades, e essas são  contrárias as Dele, eu deixo de ser livre, logo tenho que ser livre de mim. Tenho que ser livre das coisa mundanas. 
Se nos não vivemos Nele, se nós cometemos atos desregrados, se somos falsos e irresponsáveis, e vivemos do pecado, não temos liberdade. O nome disso é libertinagem, que é o oposto de liberdade. 

“Negas os teus desejos e encontrarás o que deseja teu coração” (São João da Cruz)
Que nós possamos vencer os nossos extintos e vivermos na verdadeira liberdade! 

O Amor é nossa meta! Cristo é nossa Luz!

1 comentários:

Vitor_HOT disse...

Muito bom o texto e a pregração , parabens a todos!!xD

Postar um comentário

Compartilhe!