quarta-feira, 23 de março de 2011

Evangelho do 2º Domingo da Quaresma - Mt 17,1-9


1Seis dias depois, tomou Jesus a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, levou-os sós a um monte alto 2e transfigurou-Se* diante deles. O Seu rosto brilhou como o Sol, e os vestidos tornaram-se brancos como a luz. 3Senão quando, apareceram-lhes Moisés e Elias a conversar com Ele. 4E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, é bom estarmos nós aqui. Se queres, faço aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias. 5Falava ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu, e uma voz, saída da nuvem, disse: Este é o Meu Filho amado, no qual pus as Minhas complacências. Ouvi-O!
6Os discípulos, ao ouvirem a voz, caíram de rosto por terra e ficaram transidos de medo. 7Mas Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: Erguei-vos e não temais. 8E eles, levantando os olhos, não viram ninguém, senão a Jesus só.9Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus: Não conteis a ninguém esta visão, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos.

Os apóstolos que precisavam de uma confirmação na sua fé subiram com Jesus ao monte e lá Ele os deu uma prova. A prova que Ele é o filho de Deus feito homem.
Pedro, feliz pela prova e por estar com o filho do Senhor, ainda propôs: “Senhor, é bom estarmos nós aqui. Se queres, faço aqui três tendas...” Nesse momento, uma voz vinda do alto interrompeu-o pedindo atenção ao que Jesus lhes dissesse: “Ouvi-O!” Isso quis dizer não que Deus não queria algo bom para seu filho, não que ele não quisesse proteção para Ele, mas que tinha que ser feito o que estava planejado. Jesus tinha que morrer e ressuscitar para que fosse cumprido o seu destino e o seu propósito: Salvar a todos nós.
Ainda Ele diz para os apóstolos: “Não conteis a ninguém esta visão, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos.” Isso quer dizer que é para termos paciência. A glória é demorada. Jesus nos ensina a ser pacientes.
*obs: saiba mais sobre transfiguração no site da obra lumen, clicando aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!