domingo, 13 de março de 2011

Evangelho do I Domingo da Quaresma - Mt 4,1-11

1Jesus foi então conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Demônio. 2E, tendo jejuado durante quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3Aproximou-se o Tentador e disse-Lhe: Se és Filho de Deus, dize a estas pedras que se transformem em pães.
4Mas ele respondeu: Está escrito: "Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus".
5Então levou-O o Demônio à Cidade Santa, colocou-O sobre o pináculo do templo 6e disse-lhe: Se és Filho de Deus, deita-Te abaixo, pois está escrito que "ordenará aos seus anjos que olhem por ti, e eles tomar-te-ão nas mãos, para que não magoes o teu pé nalguma pedra".
7Disse-lhe Jesus: Também está escrito: "Não tentarás ao Senhor, teu Deus".
8De novo O leva o Demônio a um monte muito alto, mostra-Lhe todos os reinos do mundo e a sua magnificência 9e diz-Lhe: Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares.
10Então diz-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, pois está escrito: "Adorarás ao Senhor, teu Deus e a Ele só prestarás culto".
11Deixou-O então o Demônio, e eis que se aproximaram anjos e O serviam.

O Evangelho acima mostra como Jesus foi tentado pelo Satanás e como saiu vitorioso, não só por recusar as ofertas do mesmo, mas também por crer, ter segurança em seu nosso Pai. Muitas vezes nos vimos tentados nessa caminhada, quantas coisas não nos tiram do verdadeiro caminho? Mas não podemos esquecer que Deus sempre estará conosco. Tenhamos certeza disso.

É também mostrado que Jesus jejuou, passou quarenta dias e quarenta noites no deserto e depois “aproximaram anjos e O serviam”. Então Deus quer que nós passemos quarenta dias e quarenta noites sem comer para demonstrar a nossa fé? Não. Nesse tempo de quaresma nós somos convidados a ter abstinência. Qual a diferença? Jejuar é passar algum tempo sem comida e sem água, mas abstinência é privar-se de algo ou de alguma coisa por um determinado tempo. E é isso que nós somos convidados a fazer nesse período. O que é importante pra você? O que lhe é tão importante que possa, às vezes, te afastar de teu Deus? Você seria capaz de privar-se de algo para demonstrar fé a Ele?

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!